sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dica #2

A dica de hoje é sobre substituições, até já adiantei algo no comentário do post anterior.

Em muitos textos vejo palavras repetidas e sem um tempo longo entre elas. Ou uma rima e aí não dá para tirar, complica, então substitua!

Vamos aos exemplos?

Vem comigo!


Ex.:

"Maria engoliu em seco quando viu José de mãos dadas com Paulinha, que quase riu quando viu a cara boba da menina."

Simples:

"Maria engoliu em seco ao ver José de mãos dadas com Paulinha, que segurou um riso quando percebeu a cara boba da menina."

O que vejo muito também nas linhas dos livros é: consequentemente, criativamente, abertamente, corretamente e por aí vai. Por favor, tome muito cuidado com isso. 

Quando existe um espaço de parágrafos entre uma e outra palavra, tudo bem, mas se estão próximas, fica muito ruim. Solução? Substitua ou anule de vez, pois em certos momentos são até desnecessárias.

Ex.:

"Maria possui uma mente ágil e equilibradamente feliz. Sempre se dedicou aos estudos e agora, rumo a faculdade, simplesmente deseja não sentir tanta saudade dos amigos e familiares."

Ok!

"Maria possui uma mente ágil e feliz. Sempre se dedicou aos estudos e agora, rumo a faculdade, apenas deseja não sentir tanta falta dos amigos e familiares."

Agora, se você leu e pensou: não pode tirar o equilibradamente, é importante e o leitor precisa saber que ela o é. Certo, então coloca-se: "Maria possui uma mente ágil, equilibrada e feliz".


Ah, e "novamente" pode muito bem ser substituída por: de novo, mais uma vez, outra vez, etc.

Como diz um grande amigo meu: sem neuras...

Outro exemplo para finalizar:


"Maria viu um objeto estranho e pensou ser um disco voador. Mas, era impossível. Logo percebeu que o formato do objeto estranho era bem parecido com a borracha de Pedrinho, que lhe acertou bem na testa."


Veja:


"Maria viu um objeto estranho e pensou ser um disco voador. Mas, era impossível. Logo percebeu que seu formato era bem parecido com a borracha de Pedrinho, que lhe acertou bem na testa."

;)


bjs***



Os exemplos são fictícios, qualquer semelhança é mera coincidência.


P.S.: as dicas podem continuar nos comentários.


-----;)-------------------- Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

2 comentários:

Rapha disse...

Estou adorando as dicas *-*

É bom para mim tbm, afinal não sou mto boa com textos, sabe?

Vou ver aplico as substituições ^^

Beijocas

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Rapha a intenção é ajudar msm. Pq os leitores estavam achando q eu pegava meio pesado com as resenhas de livros mal revisados, aí decidi abrir um espaço no blog só p isso. hehe. Aí manero nas resenhas ;)

Fico feliz q esteja gostando.

bjs***