quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Guardians, volume 2, de Luciane Rangel, com ilustrações de Ana Claudia Coelho


Sinopse
Pouco a pouco, as verdades escondidas pela antiga geração de Guardiões vão sendo reveladas. Mas, quando o grupo atual parecia estar se organizando para finalmente lacrar a barreira, mais uma das sórdidas armadilhas de Kuro consegue, afinal, desestabilizar o grupo, pondo tudo a perder. Agora, os Guardiões encontram-se separados, com quatro deles – incluindo a antiga Guardiã Sofie Gautier – presos no Mundo Youkai. Portanto, mais do que nunca, o grupo que permaneceu na dimensão humana precisa unir suas forças para resgatar seus companheiros e finalmente lacrar a barreira. Porém, além dos acontecimentos que incidem contra eles, o tempo é curto e, se não correrem, logo poderá ser tarde demais. Todos lutam por aqueles em quem acreditam. E você? Está lutando por quem? 

Autora
Luciane Rangel faz parte da geração que conheceu e se encantou com a cultura japonesa, que até hoje vem se espalhando por todos os continentes. Aprendeu com a criatividade oriental a desenvolver histórias originais, cativantes e bem estruturadas que logo repercutiram pelos fóruns e sites de relacionamento da web.

Tem 28 anos, cursou Magistério no Ensino Médio, formou-se em Direito e hoje é professora.




Ilustradora
Tendo conhecido Luciane através de um site de relacionamentos, Ana Claudia Coelho também trazia desde a infância muita familiaridade com a cultura oriental, interessando-se principalmente pela arte gráfica.

Aos 23 anos de idade, já ilustrou cinco livros infantis e atualmente cursa Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Dados
Edição: 1
Editora: Lexia
ISBN: 0
Ano: 2011
Páginas: 392

Minha Humilde Opinião

Já começo esta resenha dizendo que quero participar do book tour do livro 3 de Guardians, certo Lu?

Pela primeira vez finalizei um BT, na maioria das vezes fico para o final, mas nunca finalizo, foi interessante ter de enviar o livro e o caderninho de anotações para a própria autora, além de poder, também, fazer um balanço através dos recadinhos das blogueiras.

Bom, vamos ao que interessa. Com o livro 2, algumas concepções e desejos meus para a continuação da história acabaram mudando, e isso é muito interessante e bom, acredito nisso, pois mostra que o autor evoluiu, mexendo com o leitor, redesenhando outros caminhos.

Por falar em redesenhar... A ilustradora se faz presente mais uma vez, claro, que está muito bem também, mas de verdade, senti falta de desenhos maiores. O talento dela é maior do que o que foi mostrado, sei disso pelo livro 1. Parabéns Ana Claudia Coelho!

Voltando a história... Rangel deixou de lado definitivamente o que eu tinha classificado na resenha anterior (do livro 1) como uma leitura juvenil, para fortalecer seu lado adulto, pois a história mostrou seu lado mais fortinho, digamos assim. Esse segundo livro já classifico como uma leitura para jovens adultos. O que vai contra a concepção de capa, a meu ver, pois ela remete a algo realmente mais juvenil.

Senti falta de uma ilustração de todos os guardiões juntos, que poderia muito bem ter ocupado a contracapa, ao invés de simplesmente ter a sinopse com o fundo alaranjado (não me agradou nada, nada aquela cor).

Teve um errinho gramatical que me assustou um pouco, pois de resto não atrapalharam em nada a leitura. Afinal, qual obra literária não possui seus erros? Impossível, todas os têm. Apesar disso, sugeriria uma nova revisão.

Comparando o livro 1 com o 2, para mim, o primeiro foi melhor, isso como num todo. Sem contar que segundo ficou meio enrolado no final.

Os personagens são completos, com suas características positivas e negativas. Há momentos que rimos com eles ou deles, ficamos com raiva, decepcionados, enfim, acompanhamo-nos, durante toda a leitura estão vivos.

Não colocarei aqui mais detalhes, pois posso soltar algum spoiler, o que não é minha intenção de maneira alguma.

Com certeza essa é uma série literária que vale a pena ter na sua estante e ser apreciada, em especial se você curte mangás, pois é bem nesse estilo a série.

Sucesso e felicidade a Luciane Rangel e Ana Claudia Coelho, que os bons ventos da literatura guiem seus caminhos!





-----;)----------- Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

 

Nenhum comentário: