quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Gênesis, de Bernard Beckett

Sinopse

Em uma Terra devastada surgiu uma nova sociedade. Separados do mundo exterior por uma cerca em pleno oceano, os habitantes vivem em absoluto isolamento – aviões que se aproximam são abatidos; refugiados, executados. Até que um soldado escolhe romper com as regras e, em vez de disparar, resgata das águas uma menina. Ele muda para sempre o curso da História. 

Isso é parte do estudo e da vida de Anaximandra, uma jovem de 14 anos. Numa sala com pouca luz, ela está sentada diante de três Examinadores para uma exaustiva prova de quatro horas para se tornar integrante da Academia. O tema é Adam Forde, seu herói, morto há bastante tempo. Se aprovada, ela será admitida na instituição de elite que governa aquela sociedade utópica. 

Anax, porém, está prestes a descobrir que nem tudo consta dos registros históricos. Há fatos, imagens, arquivos a que nem todos têm acesso. Antes que o teste termine, virão à tona o obscuro segredo da Academia e a realidade assustadora daquele admirável mundo novo. 

Inquietante e de uma ingenuidade encantadora, Gênesis conduz a um futuro em que antigas – e eternas – questões filosóficas se chocam com o avanço tecnológico – quando o significado de ser humano, ter consciência e ter alma tornam-se questões centrais.
 


Dados

Título: Gênesis
Autor: Bernard Beckett
Tradutor: Braulio Tavares
ISBN: 97885980785
Páginas: 176




Autor

Bernard Beckett nasceu em 1967, é economista e dá aulas de matemática, inglês e teatro em escolas do ensino médio. Gênesis foi escrito no período em que atuou como pesquisador da Royal Society na investigação de mutações de DNA. Premiado na Nova Zelândia e aclamado internacionalmente, o livro teve os direitos de publicação negociados em 21 países. Beckett mora em Wellington com a mulher, Clare Knighton.



Minha Humilde Opinião

Li por uma indicação de amigos e não me arrependo. Não posso dizer que foi o melhor livro que já li, pois não foi.

A temática é muito interessante e com certeza muitos devem ter amado e muitos ainda amarão. Não foi o meu caso. Eu gostei. Explico.

É um livro com muito toque filosófico. Existem parágrafos bem extensos. Tem momentos que você pensa: caramba, termina logo isso! Rs, mas é porque, no meu caso, sou muito de ação e nesse livro ela ocorre poucas vezes. Também amo um toque de romance, paixão, o que não há. O que tem é uma personagem, historiadora, carismática, ingênua e apaixonada (nada carnal) pelo seu objeto de pesquisa.

A trama é muito bem desenvolvida e a leitura é rápida, mas incomoda, principalmente por tratar de assuntos que mexem com qualquer ser humano, uns mais outros menos. Não há como, pelo menos é assim que vejo, acabar a leitura e não ficar refletindo, pensando sem parar. Pois, independentemente de se identificar ou não com a narrativa, as linhas possuem o poder de abrir a mente de uma forma ou de outra.

O final é bem interessante, mas descobri um pouco depois da metade da leitura. Gostei muito quando os examinadores foram revelados.

A viagem que Beckett propõe é incrível!

Conselho: não leia antes de dormir... cometi esse erro.





-----;)----------- Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

7 comentários:

A Leitora disse...

Boa dica essa de não ler antes de dormir!! faço muito isso por anoite é o único tempo que encontro para os livros!
gostei da resenha e sinopse.
mais concordo com você no sobre o estilo do livro, meu estilo.
Gosto de romances sobrenaturais, checklit, aventura, não sei se um livro assim faria parte da minha lista.
acredito que seja muito bom, que o tema seja bem desenvolvido, só não é muito o meu estilo!
Parabéns pela sua postagem.
Beijoks enormes
Brih
Meu Livro Rosa Pink

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Oi, Brih!

Concordo com você, pois nossos estilos de leitura são bem parecidos. Mas, não foi leitura perdida, de jeito nenhum, gostei muito!!!!

É que às vezes parece meio embromeixom. Mas, filosofia, neh?! rs
Nada contra, pelo amor de Deus, identifico-me bastante com a área.

O que posso dizer a mais é que terminei a leitura muito feliz e satisfeita.

;)

bjs***

Andreia Nogueira disse...

Eu gostei de tudo do livro, mas ainda não li e quero muito ler.
Sua resenha ficou ótima.
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Muito obrigada, Andréia!!!!!

O livro é muito bom!

;)

bjs***

Cleide disse...

Sua resenha está lindaa!!
Parabéns! Bjoss

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Cleide, obrigadaaaaaa!!!!

;)

bjs***

Marli Carmen disse...

Bom dia! Bom domingo!!Gisele!!!!!!!!!!! Acesse ao blog para conhecer o resultado! Hoje é dia de sorteio!
Beijinhos