segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Campanha Respeito Literário


Algo muito sério anda acontecendo na internet. Quando um ou outro blog comenta, a gente lê e tal, mas quando vários passam a apontar o problema e relatam casos, é hora de refletir e agir da melhor forma possível. Neste caso, aderindo a campanha.


Nesse entremeio duas amigas foram atingidas e posto a seguir o relato de uma delas, a Catherine Parthenie, do blog Filhos do Pecado.


Ok, se não tem nada a acrescentar, cale-se!
Guarde para você!

Se a sua crítica é construtiva, fale!
Compartilhe suas dicas e sugestões para melhoria da obra.

É muito simples ;)


"ANTES DE QUALQUER COISA, DEIXO CLARO A AUTORIA DA CAMPANHA:



E, AGORA, MEU APOIO POR ESSA CAUSA:

Como muitos sabem, eu andei afastada essa semana por motivos que machucaram-me profundamente: CRÍTICAS DE MAL GOSTO E INFUNDADAS.

Receber críticas ajuda, às vezes. Quando elas vêm com carinho e com a intenção de nos fazer enxergar nossos erros, isso é bom e construtivo. Entretanto, nem todas são assim... Muitas aparecem provindas de pessoas desinformadas (prefiro pensar desse jeito) e que não estão a par do nosso trabalho, o avaliando por cima e o criticando sem fundamento algum. E isso, meus amigos, é quase a morte para os autores.

Vejam bem, levamos meses, alguns até anos, para escrevermos uma história; não somos remunerados por esse trabalho (no meu caso, faço por puro prazer); as editoras nos cobram uma fortuna para publicar um texto (salvo raras exceções, mas essas não nos dão o devido valor. Triste, mas no Brasil é assim mesmo); corremos atrás do nosso sonho e, de maneira corajosa, expomos nossos textos para o mundo virtual. 

Depois, corremos para divulgar nosso trabalho, torná-lo conhecido, nos humilhamos para obtermos a atenção dos blogueiros (alguns nem nos respondem mais quando dizemos que não podemos ceder um exemplar gratuito porque a obra não foi publicada) e, quando finalmente conseguimos nossos amados seguidores, vem uma pessoa e acaba com tudo. Não de maneira literal, porque uma crítica não tem potencial para isso, mas magoa, machuca, faz chorar... e isso não é legal!

E, analisando os fatos ocorridos comigo e com outros autores, vejo que os atingidos NUNCA levantaram sua voz para fazer o mesmo, NUNCA rebateram tais agressões, NUNCA criticaram o trabalho alheio.

Por isso, vendo que está mais do que na hora de nos fazermos ouvir, apoio a campanha do clã amigo THE BURNS, com todo o orgulho. Levanto essa bandeira, como uma das atingidas por críticas infundadas, e peço:

TENHA RESPEITO POR NOSSAS OBRAS!

Se você está conosco, comente, passe adiante, faça a sua parte!

Obrigada!"


O blog Caminhos Para Lá apoia o Respeito Literário!


-----;)----------- Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

10 comentários:

Catherine Parthenie disse...

Olá, Gisele!
Obrigada pelo carinho e, principalmente, pelo apoio a essa campanha corajosa e linda que a Marcinha propôs. O objetivo é conscientizar, mostrar que, para fazer um autor melhorar e crescer, a crítica deve ser feita de maneira suave (em particular, na minha opinião), com respeito!
Um sonho não pode ser perdido por um xingamento infame e desmedido.
O mundo literário precisa de uma renovação.
Essa Campanha não é uma utopia, mas a luta pelo nosso direito de sermos respeitados.
Por isso, mais uma vez, agradeço a sua coragem ao apoiar o Respeito Literário!

Beijos!

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Ah, Cat, de nada, e nem é questão de coragem, é de fazer o que é certo ;)

bjs***

A Leitora disse...

Esse tipo de pessoa devia ter o acesso a internet bloqueado pelo resto da via, meu pai do céu!
Respeito é a palabra chave para se viver em sociedade! É um abusrdo a gnt (vocês autores) ter que tomar uma atitude dessa de ter que fazer uma campanha para ter respeito ao seu trabalho sendo que nossa obrigação (leitor e como ser humano) ter respeito pelo trablho dos outros, se não gostou da obra, de um palpite, fale, dê idéias, afinal isso ajuda na hora de escrever outro livro, nem todos os gêneros literários agradam a todos fazer o que, mais nem por isso as pessoas vão sair por ai esculachando os livros dos quais não gostam!!!
Fico muito puta com isso.
No blog que eu escrevo tenho uma coluna com entrevistas com autores, o primeiro autor que eu entrevistei não pode me mandar um livro pois não tinha mais pra divulgação, e nem por isso eu deixei de fazer a entrevista com ele!!
A vida é isso, se você não ganha um livro não quer dizer que o autor da obra não seja bom!!
Apoio Totalmente esta campanha, vou postar no blog se poder!!!!
Posso?!
AHH caso algum autor quiser divulgar seu trabalho é só entrar em contato pelo email do blog, e mandar a capa, sinopse e sites de divulgação do livro que faço a postagem com o maior prazer, ahhh e tem uma autora amiga minha que eu posto toda semana um capítulo do livro dela, com o link para a pessoa continuar a ler o capítulo no blog dela!!!
Beijos Enormes
Brih
Meu Livro Rosa Pink
;p

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Oi, Brih, óbvio q concordo totalmente com vc e claro que pode postar no seu blog.

Infelizmente a campanha se fez necessária. Obrigada por aderir!

;)

bjs***

A Leitora disse...

Bom dia flor,
já postei o Repeito Literário no blog!!!
beijos enormes
Brih
Meu Livro Rosa Pink

Kamile Girão disse...

Super apoiada, Gii!
Até agora, não recebi nenhuma crítica destrutiva, mas não imagino como será a minha reação quando uma dessas for direcionada a mim. Porque, gente, ver seu trabalho sendo chamado de (com o perdão do vocabulário) merda não é fácil!
Super apoio essa campanha!

Renata disse...

Oi Gi!!!!
Super apoio essa campanha!!!
Antes de mais nada, cada um ao ler o livro, descobre sentimentos e sensações diferentes dos outros.
Portanto não é porque EU não gostei de uma determinada obra que ela não "presta" ou é "um lixo".
Utilizei essas palavras, pois já as li em alguns comentários e resenhas sobre livros.
Essa semana mesmo, fiz a resenha de um livro nacional que não me agradou. Coloquei minhas opiniões e também mencionei o fato de que no Skoob era possivel encontrar opiniões contrárias as minhas.
Acho que o fato de alguém conseguir sentar e escrever uma obra, depois batalhar (o tanto que sabemos, ou imaginamos) que vocês trabalham, já vale e muito.
Eu super apoio os autores nacionais e sempre que posso auxilio nas divulgações de suas obras.
beijos

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Brih, obrigada!!!

Kami, tb não recebi nenhuma crítica desse tipo, ou se recebi já joguei fora e nem lembro, rs.

Rê, é realmente lastimável que existam pessoas que se acham no direito de julgar e "destruir" uma obra e ainda por cima nacional, que já sofre tanto. Mas, enfim, vc age corretamente e disso eu já sabia, hehe. Vc tem o diferencial, que é a consciência e integridade.

;)

bjs***

Rapha disse...

Oi Gi, poxa eu nao sabia de tudo isso..
super apoio a campanha!!
Mas fico imensamente triste por termos que chegarmos a esse ponto.. se cada pessoa tivesse um pouco de consciencia nao sairia por ai destruindo sonhos, né?

Em breve divulgarei a campanha no Doce Encanto ^^


Beijos
Rapha - Doce Encanto

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Oi, Rapha!

Pois é, concordo, o certo msm era não precisarmos chegar a esse ponto, mas infelizmente aconteceu.

Uma das coisas q falta é isso msm, CONSCIÊNCIA.

Que bom, qt mais gente divulgando e aderindo a campanha, melhor.

Obrigada, linda!

;)

bjs***