domingo, 5 de dezembro de 2010

Fallen

Terminei de ler Fallen, de Lauren Kate, e pela primeira vez, não esperei nem meia hora mais e me pus diante da tela do PC, sem resistir ao impulso de compartilhar minhas impressões e opiniões quanto a esse livro.

Antes, como fazem os blogs que acompanho, vamos a sinopse:

 Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no reformatório. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado: um incêndio misterioso - que provocou a morte de seu namorado - levou Luce até ali. Irremediavelmente atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder - uma verdade que poderia matá-la. Algo que, em suas vidas passadas, Daniel não conseguiu evitar. Excitante, sombrio e romântico Fallen é, ao mesmo tempo, um thriller vigoroso e uma inesquecível história de amor.


Há muito, para mim, uma história não atingia a expectativa gerada pela bela capa. Menciono um aqui: Sussurro, resumo: decepção. No entanto, Fallen atingiu em cheio minhas expectativas. Quem me conhece ou lê meus posts relacionados ao tema ou, ainda, viu alguns comentários meus em posts de blogs que sigo, sabe como sou fã de uma capa bem produzida e pensada. Hoje, sei que esse detalhe não depende do autor, já que o mercado editorial literário é bem complicado e difícil. Qual não foi a minha surpresa ao me perceber “devorando” as páginas do livro em questão.

A narrativa se desenvolve tranquila como em muitas outras no início, mas ganha força, impulso e envolve o leitor. O que a diferencia, no caso, é que, sim, a grande ação se dá no fim, mas também existem trechos muito movimentados recheando a trama.

A autora surpreende com fatos que normalmente não ocorrem nos atuais romances do gênero literatura fantástica. Na maioria todos ficam bem, sãos e salvos e maravilha, não é mesmo? Pois em Fallen não. E paro por aqui para não estragar a diversão de quem ainda vai ler.

Peguei-me algumas vezes, uma em especial, boquiaberta com o que acontecia em Sword & Cross (uma escola para contraventores juvenis). É, mais uma história que se passa em um colégio e blá blá blá. Pode até ser, mas como ficou explícito no parênteses, não é qualquer colégio. Por isso, os personagens possuem características em tanto quanto peculiares e porque não, excitantes. E não digo isso no sentido sexual da coisa, nada disso. Coloco de forma a dar significado aos ingredientes que vão sendo distribuídos no decorrer para que você queira saber mais e logo. Ao mesmo tempo que, em mim, despertou aquele desejo também de que não acabasse tão depressa.

Claro, que alguns pontos são óbvios ou no mínimo dedutíveis. Então, o leitor (no caso eu) se pega naqueles porquês chatos. Como ela não percebeu isso antes? Por que ela não questiona tais pontos? Ou Por que ele age assim? Diante disto me questionei: Na realidade as pessoas pensam assim? Elas agem de tal maneira clara e objetiva no calor do momento? Resposta: não.

Concluindo, nem tudo fica esclarecido no final. Mas também o que Kate colocaria no segundo livro? Uma série precisa continuar. O primeiro veio apenas atiçar para mais.

Não diria que o livro é 100%, mas chegou bem perto.

Trecho que me chamou muito a atenção:

"- Eu disse para ficar com suas mãos imundas longe dela, seu merdinha babaca."
Daniel Grigori, p. 273

Por que me chamou a atenção?
Leia o livro e saberás.rs



-----;)-------------------- Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

8 comentários:

Renata disse...

Oi Gi!!
Não li o post, pois estou com Fallen em mãos e como já ouvi várias pessoas dizerem que amaram e outras que odiaram, decidi não ler nada a respeito até ter lido o livro.
beijos

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Oi Rê!
Sei bem cm eh isso... aguardarei sua opinião. Aq msm ou no seu blog.
Vlw pela visita!
;) superbjo***

Camila Lemos disse...

Gi... Amei sua resenha!!
Tinha visto várias outras... Assim como a Renata disse ai em cima, algumas pessoas amaram e outras odiaram, mas nenhuma outra resenha me fez querer tanto ler como a sua!
Quando tiver oportunidade de ler Falen não pensarei duas vezes!!
Pelo que voce escreveu parece ser muito bom

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Obrigada Camila!
Sempre um amor.
Ah, espero que goste cm gostei.
Não adiantando mt, mas sabe aquele final que vc sabe que é o fim, mas ainda vira a página com aquela esperança vã de que continue?
Ai, foi o q aconteceu cmg...rs
;) bjs***

Elaine Gaspareto disse...

Gi, eu quero ler este livro. Lerei... quando o tempo deixar rsrsrs

Beijosss e boa semana

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Oi Elaine, q bom t ver por aq!
;) bjs***felizsemanapti

Camila Lemos disse...

Oii Gi... Tem selinho pra você no meu Blog :)

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Vlw Camila!
;) bjs***