terça-feira, 12 de março de 2013

Rosa Imortal, de Tâni Falabello


Sinopse

Rosa Imortal traz vida à Londres da década de sessenta, onde a jovem jornalista e agente do governo britânico Eileen Lancaster Hartmann se vê envolvida por uma série de assassinatos do corpo diplomático. A trama se complica com o desaparecimento e morte de seu namorado Jason Pearson, levando Eileen a adentrar em um mundo paralelo e desconhecido, um mundo que ela acreditava só existir em lendas urbanas. Acompanhada de sua inseparável amiga Loren Halmenschläger, uma alemã adotada ainda criança por uma família inglesa, e de seu insano amigo Marcello Guttinger, um italiano com uma visão única da “vida”, Eileen enfrenta diversos perigos e aventuras. Uma história envolvente que leva o leitor a conhecer os mais vis segredos de uma política paralela em Londres, onde seres ancestrais governam e se digladiam por poder, num jogo de intrigas e trapaças, onde os humanos são meros peões descartáveis. 

Autora

Tâni Falabello é uma jovem escritora que cresceu em Curitiba e sempre teve interesse pelo que tange o sobrenatural. Rosa Imortal nasceu de uma ideia de escrever sobre vampiros e a escolha por Londres não foi por acaso. Ela fez extensas pesquisas sobre lendas urbanas e vampiros clássicos, além dos aspectos sombrios relacionados a sociedades secretas e espionagem. Em 2001, Tâni teve oportunidade de viajar pra Londres, onde se aprofundou e conheceu alguns locais, definindo com detalhes a geografia usada em Rosa Imortal.

Dados

Edição: 2
Editora: Literata
ISBN: 8562497100
Ano: 2012
Páginas: 424

Minha Humilde Opinião

Muito interessante o mundo paralelo ao humano que a autora criou. Com subdivisões de vampiros e todo seu funcionamento de sistema.

Na trama, há um entrelaçamento da polícia londrina, uma investigação criminal e o governo vampírico. Algo criativo e instigante. A leitura é gostosa, mas em alguns momentos percebe-se que alguns pontos se perdem para retornar depois. Sabe aquelas partes de filme, principalmente novela, em que você se vê comentando “nem lembrava mais disso”? É bem por aí. Outro ponto negativo foi a não surpresa, o não espanto, a não perplexidade e não inconformismo quanto a ser transformado em vampiro. Tudo parecia totalmente natural. Pontuando que a história se passa em um universo onde eles existem, mas os meros mortais não sabem.

No entanto, os personagens são bem construídos e a cidade de Londres bem retratada, com seus pontos turísticos, ruas... Que deixa claro a presença da autora no local e a pesquisa realizada para o livro.

Voltando aos personagens, teve um que ganhou de cara a minha simpatia e torcida. E lá vem um trecho desta resenha que você, que AINDA não leu o livro, DEVE PULAR!

SPOILER

A leitora que aqui vos escreve ficou sim, inconformada com a morte de Jason. Morte mesmo. Sem volta. Torci tanto para que ele reaparecesse de alguma forma... Porque em uma história sobrenatural, fantástica, tudo é possível, apenas precisa de uma justificativa (risos). Fica uma dica a Tâni (mais risos).

FIM DO SPOILER

Continuando a escrever sobre os personagens, eis que uma surpresa surge no mundo vampiro até então “apenas” fantástico, o sobrenatural, sim, porque uma personagem revela possuir poderes místicos, abrindo ainda mais o leque da trama, oferecendo opções valiosas. Ponto muito bem utilizado por Falabello.

Outro personagem interessantíssimo é Marcelo, dono de uma personalidade única e cativante, a sua maneira é claro. Agradou-me demasiadamente o papel desenvolvido no decorrer da história para ele, principalmente... A parte do spoiler já foi, não é?

Senti falta de alguns trechos serem narrados e não contados pelos personagens. Parece-me que desse modo perdeu-se um pouco da sensação do leitor sobre dada ação.

Por falar em ação... Tem um trecho de tirar o fôlego! Aí sim o livro ganhou muitos pontos.

Para aqueles que gostam de romances policiais, literatura fantástica, política e certa dose de paixão e ação, não deixem de apreciar essa leitura nacional!





-----;)----------- Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.
 

2 comentários:

Josy Stoque disse...

Também terminei de ler e gostei, apesar de alguns pontos negativos, é uma ótima história e a leitura flui fácil :)

Luma Rosa disse...

Oi, Gisele!!

Não conhecia a autora e vou procurar saber mais do livro. Acabei de ler um livro com esse tema, só que a cidade escolhida foi NYC. Que segredos guardam essas grandes cidades?

Vim lhe fazer um convite:

Você já participou do BookCrossing Blogueiro e por isso venho te chamar para o 6º BookCrossing Blogueiro que acontecerá do dia 16 ao dia 23 de Abril.

Ficarei feliz com a sua presença, participando ou ajudando a divulgar!

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia; e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." (Fernando Teixeira de Andrade)

Feliz páscoa!!
Beijus,