terça-feira, 9 de outubro de 2012

Rendição, livro 1, de Josiane Veiga


Sinopse
Dentro da moralista sociedade japonesa, duas almas gêmeas lutam desesperadamente para viver seu amor. Ken Takeshi foi descoberto na infância por um caça talentos. Artista nato, ao lado de quatro amigos tornou-se um dos maiores ídolos do Oriente. Porém, o rapaz que era o sonho de todas as mulheres amava outro homem... Rendição fala da luta de dois jovens para viver um amor proibido. É o primeiro original voltado ao público GLS de Josiane Veiga e, sobre ele, a autora comenta: “É uma história de amor. Uma pura história de amor, capaz de enfrentar todos os desafios, sem deixar-se abater.” 

Autora
Josiane Biancon da Veiga nasceu no Rio Grande do Sul. Desde cedo, apaixonou-se por literatura, e teve em Alexandre Dumas e Moacyr Scliar seus primeiros amores. Aos doze anos, lançou o primeiro livro “A caminho do céu”, e até então já escreveu mais de quarenta histórias, de originais a contos envolvendo o universo da animação japonesa. Atualmente é securitária, e escritora nas horas vagas.

Dados
Edição: 2
Editora: Bookess
ISBN: 9788580451955
Ano: 2010
Páginas: 481

Minha Humilde Opinião


Certo, primeiro livro no gênero GLS que leio. Assim, totalmente homossexual, não eram apenas personagens secundários, mas sim, todos os principais. E foi o livro de fechamento do Book Tour de Josiane Veiga em que participei.

Trata-se de uma banda musical, de cinco integrantes e TODOS se apaixonam entre si. Conhecem-se quando crianças, em uma seletiva de um canal de televisão. São selecionados e crescem trabalhando e se divertindo juntos, até que o amor fraternal, digamos assim, torna-se carnal. Todavia, o que prevalece é o amor. E é esse sentimento que rege cada capítulo do livro.

Josiane utilizou de todos os artifícios para exemplificar, ou melhor, explicitar, o amor entre seres humanos do mesmo sexo, nesse caso, homens. Não existe lesbianismo, a história se volta exclusivamente para a ala masculina. Aliás, as personagens femininas foram usadas para mostrar, juntamente com outras do sexo oposto, o repúdio, o preconceito humano, a parte vil que alguns carregam dentro de si. No entanto, no final das contas, elas se redimiram, vivendo a experiência do próprio perdão, afinal, cada um faz o que quer da vida, certo? Não existe essa de escolher a quem se ama.

Apesar do teor erótico, não se engane, pois a linguagem não chega a ser apelativa, mas sim, ousada.

Muitos pontos na história foram preenchidos com romantismo e o drama familiar de cada personagem, o que trouxe certa leveza aos trechos calientes. Em alguns momentos senti que a narrativa se estendia mais que o necessário, cansando um pouco, mas logo a sensação se ia com um novo acontecimento.

O contraponto interessante foi um tema altamente (“ainda”) discutido, como o homossexualismo, e de forma bem, bem, bem explícita (continuo com essa palavra), ambientado na sociedade japonesa. Sim, a história se passa no Japão, um país tido como conservador e tradicionalista ao extremo.

Não posso dizer que amei o livro, na verdade, serviu-me mais como um exercício para a mente. Porém, deixo claro que Josiane o escreveu muito bem. Particularmente, acredito que a obra estava muito bem fechadinha, redonda, não necessitava de uma continuação. No entanto, se a autora sentiu essa necessidade de prolongar a vida e os dramas dos personagens, está mais que no seu direito.

Desejo sucesso à Josiane Veiga!!!!






-----;)----------- Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

 

Nenhum comentário: