sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Amazônia - Um Caminho Para O Sonho, de M.C.Jachnkee

Sinopse

Historicamente o ser humano sempre esteve ligado as suas raízes, ao seu passado.
Este livro leva você a aprofundar mais seu conhecimento sobre a Amazônia Brasileira: sua história, cultura e costumes.
Por meio de uma leitura fácil, o leitor é convidado a percorrer as majestosas cidades amazônicas: desde Manaus até Belém, passando por Parintins, Santarém e Fordlândia.

O livro narra a viagem de cinco personagens que acompanharão o leitor durante uma jornada inesquecível.


Autora

Natural de Blumenau, vive atualmente em Ascurra – SC.
Para escrever esta obra foi necessária uma extensa pesquisa e a convivência com os habitantes da região Norte do Brasil. A partir daí, pôde desenvolver os personagens e a trama.
Buscando aprimorar ainda mais seu conhecimento de mundo, M.C.Jachnkee viveu em Cuzco, no Perú, obtendo assim fluência no espanhol e aprimorando seu saber sobre a cultura andina. Somente depois de um ano, retorna ao Brasil e começa finalmente sua jornada Universitária.
Atualmente, é estudante de Letras da FURB- Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Dados

Autora: M.C. Jachnkee
Editora: Nova Letra
ISBN: 9788576825944
Ano: 2011
Páginas: 274

Minha Humilde Opinião 

Mais um livro nacional de qualidade. É assim que inicio esta resenha.

M.C.Jachnkee, leva o leitor a navegar pelas águas, sonhos, lendas e histórias da Amazônia. Além de passar todo seu conhecimento adquirido sobre a cultura e costumes de quem lá vive.

Apesar do grupo de amigas e do tio Daniel possuírem certas histórias mescladas a narrativa do conhecimento sobre a Amazônia, ficam muito em segundo plano. O que me deixou um tanto revoltada por uma das histórias não se concretizar. Entendo que, Marli, quis passar toda a beleza existente naquela parte do país, mas realmente senti falta de algo mais consistente em certa parte (romântica) que o livro se propunha, mas entendo o ponto de vista da autora. Foi mais uma questão pessoal mesmo, acredito.

O grupo de personagens trabalhado por M.C., se constituiu de seres humanos evoluídos, pelo menos foi a isso que me apeguei, pois as conversas e pensamentos não eram simples ou banais. Sempre, SEMPRE, eram altruístas, engajadas e filosóficas. O que pode parecer chato em certos momentos, mas quando se compreende a quê a autora se prendeu para escrever, a leitura se torna um conhecimento.

Existem muitos trechos de histórias, lendas e curiosidades quanto às cidades e lugares por onde os personagens passam. Por isso, considero o livro algo mais voltado para a área do turismo, apesar das histórias paralelas de cada personagem.

O curioso, quanto à narrativa, foi que acabei identificando outro personagem na narração, porque a voz narrativa não apenas narrava a história, mas opinava também quanto a tudo, continuando pensamentos e falas de personagens. Esse ponto, confesso, no começo foi meio estranho para mim, não havia até o momento, lido um livro com esse tipo de voz tão ativa, se posso assim dizer.

Fica evidente a convivência que a autora teve durante sua pesquisa na região, percebe-se a presença de M.C. em muitos trechos do livro.

Na parte técnica, apenas encontrei alguns erros de digitação, porém nada que atrapalhasse a leitura.

Agradeço a M.C.Jachnkee por essa obra brasileiríssima e por proporcionar que eu expandisse um pouco mais minha linha de leitura.

Agora é pessoal: Marli, como pôde? Como pôde não finalizar aquela parte???? Quase enlouqueci, hunf!


SPOILER


Dica para a autora: Escreva outro livro só com as histórias das meninas e do Daniel. Dê continuidade deles em Ascurra e, pelo amor, termine a história da Rafa com o Dani!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


FIM DO SPOILER


E DA RESENHA

rs

Bjs***



-----;)----------- Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

11 comentários:

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Gi! Estou ansiosa para ler Amazônia! Beijos!

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Obrigada, Nessa!!!

Leia sim ;)

bjs***

Marli Carmen disse...

Oi linda...eu ñ podia finalizar...ñ é um romance como outro...eles tem uma sutileza e delicadeza, que se eu fosse finalizar perderia toda sua leveza...isso fica para ser desenvolvido no segundo volume...hehehehe
quanto a um livro só para os personagens...acredito que com isso vc quis dizer: sem fatos históricos...humm penso que não vá acontecer...pois meu objetivo com esse grupo é levar conhecimento ao leitor...não apenas entretenimento...é de certa maneira...um trabalho pioneiro por aqui...no começo é normal...alguns se assustarem com o diferente...mas se pegar..imagina que sociedade culta teremos...hehehehe...bks e obrigada por ler meu livro

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Não, Marli... rs

Não quis dizer sem fatos históricos... é q não sabia q teria o volume 2 e fico imensamente feliz com isso. O que quis dizer era p simplesmente dar continuidade p aquilo (spoiler), msm q fosse em Ascurra ;)

Imagina, foi um prazer ler seu livro!

bjs***

Josy Stoque disse...

hehehe gostei da resenha e amei os comentários hahaha bjosssssssssss

Elisandra Eccher de Andrade disse...

Oi Gi,
Bem não sei se eu por ler tantas leituras diferentes tenha achado o livro simplesmente maravilhoso, tanto no conhecimento como nas partes filosóficas...e concordo que o romance foi um ponto que não aconteceu só nos sugeriu, mas penso que foi uma tacada de mestre, pois deu margem para ela continuar a história e prender o leitor a sua obra, já que vamos querer ler o segundo volume para saber se eles ficarão juntos...rsrsr...bem é a minha opinião.

Gostei do blog ainda não conhecia...beijokas elis
http://amagiareal.blogspot.com/

Anônimo disse...

Eu já tive o prazer de ler este livro e recomendo ele para todas as pessoas que apreciam um trabalho feito com amor e dedicação!!!

Parabéns, Marli!!!

UMA VIAGEM AO FUTURO
http://umaviagemaofuturo.blogspot.com/

RUDYNALVA disse...

Gisele!
Resenha muito boa, fidedigna ao livro que é excepcional de verdade!
Vou aderir a campanha: queremos continuação!!!
Marli!
Faz a continuação, vai...
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Obrigada pelos comentários, pessoal!

Elisandra, concordo plenamente, e fiquei feliz em saber, pela própria autora, q haverá uma continuação, mas agora o pacote turístico será nos Andes. :)

Junior, com certeza a Marli emprega mt amor e dedicação ao seu trabalho, não tenho dúvidas!

Rudynalva, amei seu nome! Então, terá continuação! rs

Desejo mt sucesso a mais essa autora brasileira q trilha seu caminho na literatura o/

bjs***

Janna disse...

Eu terminei a leitura hoje, mas já sabia que haveria segundo volume, então fiquei feliz, pq marli com certeza irá continuar a história de Dani e Rafa, vamos ver como será a aceitação, se realmente irá haver um romance, pois existe o obstáculo da diferença de idade entre eles néh....Gostei mto da sua resenha e eu adorei saber mais sobre a Amazônia, em breve postarei resenha em meu blog, visite ele
http://livrospuradiversao.blogspot.com
BjOs!!!

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Oi, Janna!

Sim, ficamos no aguardo, agora, rs.
Mas, não acredito q a diferença de idade seja mais um obstáculo atualmente.
Vamos ver o q a Marli trará p seus leitores ;)

Legal, visitarei sim.

bjs***